Página Inicial
 Busca
 Editorias
 » Opinião
» Tempo Bom
» Tempo Ruim
» Em Tempo
 » Cultura
 » Política
 » Cidades
 » Polícia
 » Esportes
 Colunas
 » Vittorio Medioli
 » Todas as colunas
 Serviços
 » IPTU - Betim
 » Loterias
 » Mapa de Betim
 » Prefeitura de Betim
 » Turismo em Betim
 » Bancos
 » Indicadores
 » Receita Federal
 » Busca de CEP
 » Horários de vôos
 » Horários de ônibus
 » Detran - MG
 » Serviços prefeitura BH
 » Certidão Negativa-BH
 » Circuitos turísticos-MG
 » Serviço ao cidadão - BC
 » 2ª via conta COPASA
 » 2ª via conta CEMIG
 
Imprimir Comentários(1) Enviar por Email Tamanho da fonte : A+ / A- 
A creche Janelinha do Saber, no Bom Retiro, foi fechada esta semana

FOTO: FOTOS: JOÃO LÊUS
A creche Janelinha do Saber, no Bom Retiro, foi fechada esta semana
Política

Creche no Bom Retiro fecha as portas por falta de repasses da prefeitura
Crianças vão ficar sem assistência; mães, revoltadas, querem solução para o problema

Um mês após a Prefeitura de Betim ter renovado o convênio com as creches por apenas 90 dias enquanto os coordenadores esperavam um contrato de, no mínimo, um ano, alguns núcleos infantis já começaram a paralisar as suas atividades. Na última sextafeira, dia 20, a creche Janelinha do Saber, que fica no bairro Bom Retiro, fechou as portas. O motivo, segundo as mães que mantêm seus filhos na instituição, é a falta de repasse da prefeitura. Segundo o relato de três delas, a direção da creche informou que o governo municipal parou de enviar recursos para o núcleo desde o início do ano e, por isso, a instituição está com o salário dos professores atrasado e também devendo outras despesas, como água, luz e aluguel.

A creche Janelinha do Saber, que atende mais de 100 crianças de até cinco anos de idade, é coordenada pelo excandidato a vereador Cláudio Bezerra, o Claudinho, que na última eleição concorreu na chapa contrária à da prefeita Maria do Carmo (PT). O núcleo foi criado no fim de 2008 e em dezembro foi firmado um convênio com o município, mas, neste ano, a prefeitura não renovou esse contrato. Para as mães entrevistadas, a prefeitura deixou de repassar verba justamente por causa de divergências políticas com o coordenador do núcleo.

"Na última sexta-feira, a direção tomou a decisão de fechar a creche. Isso porque a Apromiv (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice) não está mandando o recurso, pois a prefeitura não aprovou o convênio", disse Edriene Vanessa Caetano, que tem um filho de três anos que, até semana passada, estudava na creche. A mãe lamentou o fechamento do núcleo infantil, que segundo ela, é o único existente no bairro Bom Retiro. "O que a gente vai fazer com as crianças? Eu não posso parar de trabalhar, nem pagar uma pessoa para ficar olhando meu filho. O único recurso que eu tive foi a creche", desabafou.

Para outra mãe, Flávia Tatiana Alves, que tem um filho de cinco anos na mesma situação, o núcleo vai fazer muita falta. "As professoras têm dois meses que não recebem o salário e o aluguel está atrasado. Também vão cortar a água e a luz. Acho que a prefeita não está repassando recurso só por questão política", disse Flávia.

Outra creche que está com o mesmo tipo de problema e também corre o risco de fechar as portas é a Planeta Azul, no bairro Taquaril. O núcleo, que é coordenado pelo ex-candidato a vereador Edson Leonardo Monteiro, o Léo Contador, também está sem convênio com o município desde o início deste ano.

RESPOSTA

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Betim informou que as duas creches não estão credenciadas no governo municipal e, por isso, estão sem convênio.

Especificamente sobre a Janelinha do Saber, a assessoria disse que foi firmado com a creche apenas um convênio emergencial em dezembro de 2008 e que a documentação para o credenciamento da instituição está sendo analisada.

Sobre a falta de núcleos no bairro Bom Retiro, a prefeitura garantiu que está tomando providências.



Mais creches podem parar de funcionar

Outros núcleos conveniados com a prefeitura podem fechar a partir de abril. Isso porque a prefeita Maria do Carmo Lara (PT) renovou, no início de fevereiro, o convênio que o município mantém com essas instituições por apenas 90 dias.

As entidades esperavam a renovação por, no mínimo, um ano. Além disso, o município parou de fazer o repasse de cerca de R$ 1.200 mensais que antes era destinado como ajuda de custo (para pagamento de água, luz e outras despesas essenciais).

Os coordenadores dessas instituições informaram que, nos próximos três meses, só terão dinheiro para pagar os professores e fazer a compra da merenda escolar. Por causa das mudanças, eles temem que o município pare de ajudar as instituições e, com isso, as creches tenham o mesmo destino da creche Janelinha do Saber.

Atualmente, 66 núcleos possuem convênio com a Apromiv e atendem a quase nove mil crianças de zero a cinco anos. Em nota oficial, a prefeitura afirmou que renovou o convênio das creches só por três meses porque vai transferir essa função para a Secretaria de Educação.



Câmara organiza audiência pública para discutir o problema

Para discutir os problemas envolvendo a educação infantil na cidade, a Câmara de Betim vai realizar uma audiência pública nesta segunda-feira, dia 2, às 9h, no plenário do legislativo local. A iniciativa desse debate partiu do presidente da câmara, vereador Beto do Depósito (PSC), e da Comissão Permanente de Educação e Cultura.

Segundo o presidente, o objetivo da audiência é impedir o fechamento de creches, como a Janelinha do Saber. "O que nós queremos é negociar com o governo municipal para que o convênio com as creches seja mantido. Hoje, esses núcleos ajudam a prefeitura a promover a educação infantil na cidade, pois eles arcam com várias despesas, como, por exemplo, a estrutura e o local das creches. Por isso, vamos realizar esse debate", disse o presidente.

CONVIDADOS

Foram convidados vários representantes da prefeitura para a audiência, como o secretário municipal de Educação, Carlos de Souza, e a presidente da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), Natália da Mata, além do presidente de honra da entidade, José Osvaldo Perpétuo.


 

 

“ O que a gente vai fazer com as crianças?" - Edriene Caetano Mãe de aluno

 

 

 

“ Para mim, a creche foi fechada por questões políticas" - Flávia Lúcia Mãe de aluno



Compartilhe este conteúdo: Veja vídeos de O TEMPO online no YOUTUBE Siga O TEMPO online no TWITTER Adicione O TEMPO online no ORKUT Fale conosco pelo MSN: portalotempo@hotmail.com Mande e-mail para O TEMPO online Mande sua foto para o WEBREPÓRTER

 
 
 
 
Imprimir Comentários(1) Enviar por Email Tamanho da fonte : A+ / A- 


 
Edição do dia
Últimas notícias
Sexta, 13/11/2009

11h26 - Polícia »  Homem é morto no Citrolândia


Segunda, 09/11/2009

11h21 - Cidades »  Pré-incrições para a Conferência Estadual de Comunicação começam hoje, 9


Quinta, 05/11/2009

10h08 - Cidades »  Alunos da Escola Municipal Presidente Raul Soares recebem prêmio de cinema, nesse sábado, (7)

09h34 - Polícia »  Polícia prende homem suspeito de assassinato


Sexta, 30/10/2009

15h45 - Cidades »  Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas discute reinserção social de dependentes químicos


Sexta, 02/10/2009

15h03 - Polícia »  Acidente deixa um ferido grave na BR-381

» Todas as Últimas
Horóscopo
 
O que é RSS? Copyright © - O TEMPO BETIM - 2014 - Todos os direitos reservados Fale conosco | Expediente
1
© 2014 - O TEMPO
Todos os direitos reservados
BUSCA